ARGENTINA

A Argentina é um país de tradições tão fortes quanto o Brasil. É claro que o tango no lugar do samba e a carne com batata em vez do feijão com arroz indicam que se trata de território estrangeiro, mas se não fossem alguns detalhes, como a preferência por Maradona e não por Pelé, poderíamos até achar que estamos pertinho de casa. Apesar de toda a rivalidade – no futebol –, brasileiros adoram explorar o território argentino e vice-versa. Não havia como ser diferente, as belezas do país são inúmeras! 

Dividimos as belas Cataratas do Iguaçu e aproveitamos o charme de Salta, mas é em Buenos Aires que os brasileiros se sentem mais à vontade. Além de ter ótimos restaurantes, a capital portenha é perfeita para compras e passeios a pé. Fugindo da agitação da capital, Mendoza, com suas vinícolas, e Mar del Plata com seu ritmo praiano são cidades que fazem sucesso. Para rolar um pouco na neve, conhecer o Ushuaia e se esbaldar nas estações de esqui de Bariloche são aventuras inigualáveis.

Com praias, neve e muita história, a Argentina tem a facilidade de estar próxima ao Brasil e oferecer preços acessíveis – combinação perfeita para viajar bastante.

PERU

Não é preciso viajar até o outro lado do planeta para conhecer costumes diferentes. A diversidade está mais próxima do que imaginamos. O Peru, a pouco mais de quatro horas de avião de São Paulo, é um dos países mais peculiares da América.

A história do país começou mais de cinco mil anos atrás, com a ocupação da civilização de Caral, a mais antiga de nosso continente. Desde então, diversos outros povos se instalaram no país graças à boa diversidade climática e geográfica — inclusive os incas, responsáveis pela construção admirável de Machu Picchu. Hoje, é a cidade perdida dos incas a que mais se destaca, mas a realidade é que, ao redor da cidade de Cusco e no Vale Sagrado são inúmeros os vestígios de povos antigos. 

Depois de Machu Picchu e Cusco, não deixe de conhecer lugares como Pisac e Ollantaytambo, além de, claro, a capital, Lima. Conhecida como um dos mais completos destinos gastronômicos do mundo, a metrópole peruana é cheia de bons restaurantes e pontos turísticos. Já pensou em visitar um sítio arqueológico no meio de um bairro nobre? Pois então, essa é só uma das diversas surpresas do país.